sábado, 6 de setembro de 2014

DICAS E TRUQUES - testado e aprovado

INALADORES

Zapeando pela Internet,  achei vários depoimentos sobre inaladores.
Aqui em casa, depois da primeira internação do Igor,  comprei um inalador ultrassônico. Na época estava na moda,  foi caro pra caramba e eu gostava dele muito.  Além de não fazer muito barulho,  a fumacinha que sai dele é bastante e eu associava isso a eficiência.
Só que todas às vezes que o médico pedia inalação e eu dizia que tinha um desses em casa, ele torcia a cara. Um médico chegou a dizer que não prestava e até poderia piorar o problema do Igor.
Nunca levei à sério essas críticas,  até que vi na bula do medicamento Clenil A (depois de quase 2 anos usando! ) que esse medicamento não poderia ser usado em inaladores ultrassonicos.
Como assim??????  Sempre usei!
E ai fui ver que isso era mesmo verdade e que medicamentos corticóides e antinflamatórios inalatórios, NÃO PODEM SER USADOS NESSES INALADORES.
Ai vem o motivo: o sistema de funcionamento dos ultrassonicos aquecem um pouco a medicação e as partículas produzidas fazem a medicação perder a eficácia.
Como o Igor é usuário dos corticóides,  corri e comprei outro inalador,  né! E notei grande diferença,  gente!  O barulho é maior,  a quantidade de fumaça é menor,  mas já na primeira vez de uso,  Igor já começou a soltar o catarro,  consideravelmente! 
Então,  para aquelas que não tem o aparelho em casa,  recomendo um inalador convencional mesmo.  Ele é mais eficiente sim.
Aqui em casa agora temos 2 da soniclear: pulmosonic star e pulmopar plus.

CAMOMILA
Bom, daí que fui ler um pouco sobre corticoides inalatorios e cai num site de homeopatia.
A médica recomendava o uso da camomila para fazer inalação,  jurando eficácia e tals.
Li, reli.
Confesso que não sou adepta de homeopatia,  ainda mais depois da pneumonia que o Igor teve, causada pelo álcool do medicamento usado para inalação.  Enfim...
A camomila eu resolvi usar.  Custa nada tentar, né? 
Fiz o chá de saquinho mesmo,  com pouca água,  deixei esfriar e coloquei 5ml no inalador ultrassonico.
O cheiro não é dos melhores,  mas vi resultado. 
O Igor estava com o nariz congestionado, roncando e a secreção não saia. E olha que ele sabe assoar o nariz, viu!
Fiz duas inalações,  uma pela manhã e outra a tarde,  e não é que começou a soltar?  Ele espirrou e saiu um monte de secreção! 
Até me animei!  Hoje fiz 3 vezes e o sono dele está bem mais tranquilo.
Testei e aprovei.
"A camomila tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica, antisséptica, antimicrobiana e cicatrizante." Não tem restrições e creio eu que seja melhor do que inalação com soro puro (que a pneumo do Igor odeia! )
E na Internet achei um depoimento do chá de camomila usado como rinossoro. Mas ai tem que colocar uma pedrinha de sal grosso.  Não tive coragem de usar no Igor.  Embora eu use rinossoro com sal grosso em mim mesma e acho ótimo para aliviar minhas crises de rinosinusite.
Ah, e antes que me perguntem,  a camomila veio antes do inalador novo,  então ela realmente teve resultado.

XAROPES
Meu marido riu de mim e do meu xarope de agrião!
O trem ficou ruim para caramba e o Igor até se escondia pra não tomar!  Eu tomei e melhorei da tosse,  da garganta... mas falar que é saboroso,  é mentira.
Mas eu lembrei que minha mãe fazia xarope pra tudo quanto é doença e dava resultado.  Aliás,  acho que é até melhor do que esse monte de remédio que os médicos receitam.
Infelizmente joguei o livro de receitas de minha mãe fora.  Que pena! 
Mas salve a Internet  e os sites de culinária!  Viva!  Viva!  Viva!
Peguei a receita do xarope de abacaxi e estou dando pro Igor.  É expectorante.  Bom de tomar e, segundo minha irmã que já foi vítima dos xaropes da minha mãe (kkkk), tiro e queda.
RECEITA Xarope abacaxi:
-numa panela derreta duas xícaras de açúcar.  Se for mascavo, melhor ainda!
- acrescente um abacaxi picadinho, sem casca e sem miolo. (O júnior picou o abacaxi por que sou alérgica à casca,  não sei o motivo.  Deixei os pedaços num prato e ele juntou água e eu inclui no meu xarope)
- coloque uma xícara de água
Vai mexendo até o açúcar derretido ficar calda outra vez e deixe ferver. Quando engrossar (consistência de xarope,  sabe?) Desligue o fogo.
O abacaxi vai estar bem mole.  Coe o xarope e coloque numa vasilha de vidro.  Esprema os pedaços de abacaxi na peneira pra tirar o máximo de líquido que puder.
O xarope deve ser guardado na geladeira depois de frio,  com tampa. Dura 30 dias.
Estou dando uma colher de sobremesa 2,5 ml, 3x por dia.  E é interessante escovar os dentes por causa do açúcar.

Hoje foi o último dia de antibiótico.  Vamos ver como vai ser daqui para frente.
Estava querendo levar ele pra fazer Rx mas mudei de idéia.  Ele tá melhor. A tosse tá solta.  Não chiou mais.
O atestado vai até quarta feira, mas ele ficará em casa até sexta feira.
E é isso.
Amanhã iremos no parque.
Depois conto como foi.
Beijos e Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!