terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DOS PROFESSORES

Se estou nessa vida a culpa é de minha mãe.
Insistiu tanto pra eu fazer o concurso...Pagou a inscrição,  apostila e ainda colocou o relógio pra eu não perder a hora no dia da prova.
Quando passei na prova eu dizia que não ia porque não gostava de crianças.
Mas fui.
1998.
Era maio.
Foram anos difíceis e eu muitas vezes pensei em desistir. Não me conformava com os piolhos,  escabiose, tirar excesso de fezes das fraldas de pano no vaso sanitário. Achava absurdo viver acometida por todas as "ites" e viroses e ter um trabalho que se resumia em desenhos coletivos com canetão no papel de embrulho. As crianças saiam do CEI  impecavelmente limpas e penteadas, bem alimentadas e sem "rasuras", como brincava uma amiga.
E a ADI, saia de lá arrebentada da coluna e inconformada com o sistema.
15 anos se passaram.
E muitas coisas aconteceram,  boas e ruins. Reconheceram nosso trabalho como algo além do #limparbunda #limparnariz e #viverdoente. Fomos estudar (eu com o empurrão da minha mãe), para dar teoria à prática que agente conhecia bem.
E muitas coisas começaram a fazer sentido. Para mim e pros outros. 
O trabalho melhorou. O salário melhorou. Com luta, por que nada cai do céu.
E eu continuo aqui.
Se cansa?
Muito.
Se existem coisas absurdas?
Várias.
Se o sistema é politicamente falho de propósito?
É.
Mas hoje, cada uma de nós,  de CEI, EMEI ou EMEF ou EJA, de escola pública ou particular,  Prefeitura ou Estado, sabemos da importância de ser professor, do nosso trabalho...
Tenho um amigo que diz sempre que um médico mal preparado mata um paciente por vez. Já o professor,  40 e de forma lenta. Por que somos formadores de opinião em série e  cheios de ideologias e são essas ideologias que movem o mundo.
É verdade.
Não salvaremos o mundo por que não temos super-poderes. Mas salvaremos pessoas porque temos conhecimento.
Para vocês,  amigos professores,  que constroem histórias dentro e fora da escola e que fazem parte dos que "vieram pois foi preciso e ficaram por que amaram", assim como eu, MEU FORTE ABRAÇO E PARABÉNS.

*esqueci de dizer que minha mãe tinha 2 sonhos para mim: que eu fosse GCM por causa do uniforme, ou que eu fosse PROFESSORA por que ela achava bonito ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!