quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Escolinha, creche e afins...

É, logo logo serei eu a chorar aqui no blog por ter que me separar do meu amor lindo....
Eu estou falando nisso desde o fim do primeiro mês mas ainda não tive tempo suficiente pra me preparar para isso.... (acho que as mães nunca ficam preparadas pra se separar dos filhos...)
Mas tá... cada coisa a seu tempo. (esse tempo será daqui uns 20 dias....)
Agora estamos em busca de uma escolinha bacana pra poder deixar meu filho.
Por que escola e não creche? (sendo que eu trabalho numa creche?)
Eu adoraria levar meu filho comigo para onde trabalho, assim poderia vê-lo e até dar umas palpitadas (o que acho que seria ruim...kkkk), mas... sem muitas palavras digo: a creche é publica, tem fila de espera e a diretora não é muito de ceder.(por que ela poderia me ceder uma meia vaga pra eu levar o pimpolho comigo nas 5 horas que estarei lá, trabalhado). Mas não dá mesmo pra esperar muito de alguém que me recebeu no inicio do ano, olhando minha barriga timida de gravida e disse que filho é uma opção na vida da gente. (nem vale a pena falar nada sobre isso).
Mas, enfim... não vale a pena me indispor com um ser desses, né? E tem a questão do horário e várias outras coisas mais e por isso decidi pela escolinha mesmo.(poderia ir atrás dos meus direitos de cidadã mas desisti).
Por que escola bacana?
Por que não quero apenas ter um lugar pra deixar meu filho enquanto trabalho. Quero um lugar que seja um ambiente acolhedor, seguro e que promova a interação e o aprendizado constante.(discurso profissional, né?rsrs)
Dá pra ver que será dificil me agradar, né? kkkk
Sei muito bem que a escola não é a continuação da casa e que as professoras (mesmo sendo chamadas de tias - eu odeio que mãe de aluno e aluno e chame de tia... tia é irmã da mãe ou do pai e eu não sou parente dos meus alunos...) nunca poderão substituir ou fazer o papel da mãe... aliás a escola não substitui a familia em nada e cada uma tem seu papel na vida de uma criança. Por isso não espero que a professora tenha cara angelical, converse baixinho no diminutivo e saiba de cór e salteado as grandes idéias de Paulo Freire e todos os autores prá lá de chatos que agente aprende a faculdade de pedagogia. E a professora também não precisa ser aquele ser sorridente o tempo todo.... Quero que seja espontânea, firme, criativa e tenha uma boa dose de paciência. (o que vier a mais no pacote é lucro!)
Ela não está lá pra ser EU...mas pra ser ela mesmo PROFESSORA!
Eu já me simpatizei com duas escolinhas daqui do bairro. Olhei de fora e gostei, sabe? Tipo amor a primeira vista.... Uma é bem famosa aqui no meu bairro e se chama Suller Garcia. Inclusive pra essa eu até liguei e fiquei de ir visitar mas não fui ainda.... A outra chama-se Marie Nazir. O Suller é uma escolona, grande, tem todas as séries, tem o sistema anglo de ensino... a outra é uma escolinha de educação infantil, pequena mas super bonitinha por fora. Vamos ver, né?
Eu fiz uma listinha de tudo que vou perguntar e observar na visitação:
(a loka...kkkkk)


  • Horário de entrada e saída
  • Número de crianças por sala e por professora
  • Condições dos brinquedos
  • Limpeza da escola
  • Alimentação: quem prepara? quem supervisiona? elabora o cardápio? se pode mandar o leite de casa? Horários, se o valor é incluso ou não?
  • Estrutura do prédio, se tem escadas ou não, rampas de acesso, portas seguras...
  • Estrutura do banheiro, fraldário e trocador, como é feita a higienização dos locais
  • Onde dormem e como?
  • Segurança do lugar: na hora da saída, o portão fica sempre fechado? quem supervisiona? há um segurança?
  • Procedimentos de emergência, primeiros socorros, medicamentos.
  • Proposta pedagógica.
  • Abertura para os pais.
  • Eventos.
  • Férias.
  • Rotina ou linha do tempo.
  • Preço.
  • Atividades extra curriculares.
  • Autorização de funcionamento? há quanto tempo atua?
Eu devo ser mesmo muito neurótica...depois que elaborei essa lista (no meio da madrugada, usando o bloco de notas do meu celular...rsrsrs), pesquisei na internet e achei isso: http://bebe.abril.com.br/materia/como-escolher-a-escola-do-seu-filho
Ai ai ai.... tô no caminho certo!
Semana que vem começamos a luta....
Beijocas e até mais ver....

obs: tá dificil seguir a nova rotina de horários...eu não consigo acordar cedo nem a pau... ai notei que o Igor também estava ficando chatinho... resolvi cortar a soneca da tarde...e deu certo...pelo menos eu não fico mal humorada e sem paciência e ele fica menos chorão.... Quero só ver quando começarmos a papinha salgada como será...kkkk





2 comentários:

  1. Mãe-pedagoga, é um problema kkk
    Andei tanto pra achar uma escolinha que me agradace e o máximo que consegui foi uma que "não me aborrecesse tanto " rsrs
    A escola que o Samuca tá peca pela falta de um trabalho pedagógico organizado e dirigido com o bebês de menos de um ano, eles bricam com as crianças, tocam cds com histórias, fazem shantala, mas ainda acho que falta muito..
    Se eu consigo contar histórias, fazer roda de música , planejar manipulação de diferentes objetos, com texturas, temperaturas , sabores e cores diversas com meus alunos bbzinhos pq eles não fazem isso!! Aff! A visão de "cuidar e educar" Passou longe e predomina o cuidar.
    Mas foi o lugar mais seguro e organizado e menos longe da minha casa, fazer o quê né rs
    Que vc consiga uma instituição pedagógicamente melhor que a do SAmuca!
    Como é difícil nos agradar!! rsrsrs
    Me diz, vc trabalha em creche conveniada ou direta?
    É verdade que pode rolar isso de , se a diretora for legal, cer uma "meia" vaga? rsrs Gostei?rsrs
    bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Menina, essa notícia me abriu uma luz no fim do túnel rsrsrs
    Sua creche é de qual DRE?
    Já pensou se trabalhamos na mesma creche rsrsrs
    como se Spaulo fosse bem pequenininho rssrsrs

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!