terça-feira, 15 de março de 2011

ABORTO E AFINS (PARTE 1 de 2)


Oi gente.

Depois de todos esses dias dentro da toca, hoje vou sair...
Tenho umas coisas pra resolver e além disso vou me dar de presente um sapato (não bastou o celular com TV digital que me dei há uma semana), se o ânimo em andar e procurar me permitir.
Vou visitar uma imobiliária e fazer cotação de um apartamento. As negociações com os imóveis no litoral já estão em andamento e por isso quero agilizar o processo aqui em São Paulo pois não vejo a hora de mudar dessa casa.
Continuo recebendo carinho de todo mundo: sogra, irmãs, amigas.... Ainda bem....
Hoje até "vó" falou comigo no telefone..."Vó" é tão fofa, lembra minha mãe no jeitinho (quando minha mãe estava calma, pq todo mundo sabe que minha "véinha" era teimosinha pra caramba..rsrsrs)..Não sei se contaram pra ela que não tem mais bisnetinho aqui, mas ela perguntou toda cheia de carinho se estou bem...
(Vó é avó do Junior, MARIA, mãe de minha sogra)




O que é aborto?

Um aborto é o final espontâneo (ou não) de uma gravidez.
Ele pode ser espontâneo (quando o organismo expulsa o conteúdo do útero) ou pode ser retido (quando não há manifestação do organismo, que foi o meu caso)

Mais ou menos 20% de toda gravidez termina em aborto durante as primeiras 16 semanas. Muitos ocorrem dentro de 10 semanas. Algumas mulheres abortam mesmo antes de saber que estão grávidas; um atraso na menstruação pode ser o único sintoma.

Como isto ocorre?

Muitas vezes é difícil saber exatamente a causa do aborto. Contudo, a maior parte dos abortos ocorrem quando os cromossomos do espermatozóide encontram com os cromossomos do óvulo. Muitas vezes o bebê (também chamado de feto ou embrião) não se desenvolve por completo, ou desenvolver-se de maneira anormal. Em casos como estes, o aborto é a maneira que o corpo termina a gravidez que não está se desenvolvendo normalmente.

Outras causas possíveis de aborto incluem infecção do útero, diabetes sem controle, alterações hormonais, e problemas no útero. Excesso de cigarro, álcool e drogas ilegais como a cocaína também causam o aborto principalmente no início da gravidez quando os principais órgãos do bebê estão se desenvolvendo.

Um cérvix (parte baixa do útero) incapaz algumas vezes causa um aborto. Durante o trabalho de parto o cérvix dá abertura para permitir que o bebê saia do útero e passe através da vagina. O cérvix que começa a aumentar a abertura muito cedo pode resultar em abortamento. Muitas vezes, se o problema é descoberto cedo, pode ser tratado e para a gravidez continue.

Uma queda da mãe raramente causa aborto pois o bebê está muito bem protegido dentro do útero. Complementando, não há nenhuma evidência que estresse emocional ou físico ou atividade sexual possam causar aborto numa gravidez normal.

Quais são os sintomas?

Os possíveis sintomas incluem:

- Sangramento da vagina intenso ou não, com sangue vivo ou apenas borra escura.
- Dor como cãibra em seu baixo abdômen
- Secreção abundante proveniente de sua vagina, com ou sem dor.
- pressão no baixo abdômen ou vagina.

É possível que não tenha sangramento ou dor e nem sintoma algum.

Como é diagnosticado?

Seu médico pode fazer um exame pélvico para checar o tamanho do seu útero e a condição do cérvix pedindo um ultrasom para ver se a gravidez está fora do útero ao invés de dentro dele. (A gravidez fora do útero é chamada de gravidez ectópica) ou mostrar se o óvulo nunca se desenvolveu em feto.

Quais são os riscos associados ao aborto?

Um aborto geralmente não colocará em risco sua saúde a menos que seja incompleto e caso isto ocorra sem ser diagnosticado e tratado, o sangramento pode continuar e o tecido deixado no útero pode infeccionar. A depender do tipo de sangue, o médico pode querer fazer uma imunização preventiva contra problemas que possam ocorrer em gestações futuras.

Quando começar as tentativas de nova gravidez?

Espere para ter relações sexuais de 2 a 4 semanas após o abortamento. Os médicos normalmente recomendam esperar até que tenha passado pelo menos uma menstruação antes de tentar engravidar novamente, portanto é recomendado a utilização de alguns meios anticoncepcionais pelo menos até começar outro período menstrual. Também é importante esperar engravidar até conseguir lidar emocionalmente com a perda.

O que acontece depois de um aborto?

Sua recuperação levará de 4 a 6 semanas.
- Pode apresentar um ponto sensível e desconforto por alguns dias.
- Se estiver grávida há mais de 13 semanas antes do aborto, pode ainda apresentar sintomas de gravidez e seus seios ainda secretarem leite.
- Exercícios de baixo impacto, como a caminhada ou natação, não irão ferir. Exercite-se mais à medida que sentir-se melhor.
- Normalmente seu médico verificará sua recuperação dentro de algumas semanas através de exames.

Quando procurar ajuda médica?

Se você estiver grávida e tiver sangramento na vagina, com ou sem dor, chame seu médico. Se o sangramento for intenso ou você tiver dor forte, veja o seu médico imediatamente.

Se estiver recuperando-se de um aborto, chame seu médico imediatamente se tiver qualquer um destes sintomas;

- sangramento intenso
febre
- calafrio
- forte dor abdominal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!