quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COISAS DE GRAVIDEZ....


Quando Começa a Gravidez

Existem controvérsias entre os obstetras e os embriologistas quanto aos termos utilizados para indicar a duração da gravidez e a idade gestacional.
A idade gestacional é calculada pelos obstetras, baseada no primeiro dia da última menstruação, ou seja, cerca de duas semanas antes da ovulação e fecundação ou quase três semanas antes da nidação de ovo. Para os embriologistas, o cálculo da idade gestacional baseia-se no momento da ovulação ou fecundação, realizando a contagem da idade gestacional em dias ou semanas, como os obstetras.
Portanto, se você se basear pelo médico, esta primeira semana, deverá corresponder ao primeiro dia de sua última menstruação.
Independente das discordâncias entre embriologistas e obstetras, os termos adotados para designar os diferentes estágios de desenvolvimento do concepto são:
  • Ovo - durante as duas primeiras semanas, após a ovulação, o produto da concepção é, geralmente, denominado ovo, ou seja, o óvulo fecundado.
  • Embrião - este período começa no início da terceira semana após a ovulação ou da quinta semana após o primeiro dia da última menstruação, e coincide com a data esperada para a próxima menstruação. Nessa fase, o disco embrionário está bem definido e o saco coriônico mede 1 cm de diâmetro. No fim da quarta semana após a ovulação, o saco coriônico mede de 2 a 3 cm de diâmetro e o embrião tem 4 a 5 mm de comprimento. O coração e o pericárdio estão muito proeminentes pela dilatação das câmaras cardíacas. Os brotos dos braços e das pernas estão presentes. Aproximadamente seis semanas após a ovulação ou oito semanas após o primeiro dia da última menstruação, o embrião mede 22-24mm e a sua cabeça é, nitidamente, mais volumosa que o tronco e corresponde à metade do seu comprimento total. Existem dedos (pés) e artelhos (mãos).
  • Feto - a partir da oitava semana após a ovulação ou da 10a. semana após a última menstruação, inicia-se o período fetal. A partir daí, poucas estruturas novas importantes são formadas. O crescimento e a maturação das estruturas formadas durante o período embrionário ocorrem nesta fase. No fim da 12a. semana após a última menstruação ou 10 semanas após a ovulação, o comprimento cabeça-nádega é de 6 a 7 cm. Surgem centros de ossificação na maioria dos ossos, há diferenciação dos dedos e artelhos (que estavam grudados uns aos outros), surgem pêlos e começa a definição sexual.

Duração da Gravidez

A duração média da gravidez, calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, é geralmente de 280 dias, 40 semanas ou dez meses lunares.
É hábito calcular-se a data provável do parto através da regra de "Naegele", adicionando-se sete dias a data do primeiro dia da última menstruação e subtraindo-se três meses. Exemplo: 


Data da última menstruação:
30 de dezembro de 2.010
 30 + 7 dias = 6 janeiro
Janeiro, menos três meses = outubro
Data provável do parto = 6 de outubro de 2.011

Calculada desta forma, a gravidez se iniciaria duas semanas antes da ovulação, o que não é verdade. O momento do início do último período menstrual assumiu importância clínica, para determinar a idade fetal, apenas porque é, geralmente, conhecido com exatidão.
A idade gestacional, calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, entretanto, contém imprecisões, mesmo na melhor das circunstâncias devido a vários fatores que podem variar de mulher para mulher.
A ultra-sonografia possibilitou melhor avaliação da idade gestacional, além do melhor conhecimento das estruturas e do desenvolvimento fetais.
A data da última menstruação é também utilizada para as seguintes definições:
  • Gestação de termo: é aquela compreendida entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas, a partir do primeiro dia da última menstruação.
  • Gestação pré-termo: gestação com duração inferior a 37 semanas completas, a partir do primeiro dia da última menstruação.
  • Gestação pós-termo: aquela com duração igual ou superior a 42 semanas completas, a partir do primeiro dia da última menstruação.
Fonte: Obstetrícia Básica - Bussâmara Neme - Sarvier, 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!